Ir para o conteúdo

Menu principal:

Vejamos o que a Páscoa representa em nossas vidas.

Para muitos a Páscoa é a data mais importante do ano, sendo comemorada em todo o mundo como uma data de renascimento e esperança para todos os povos. A origem dessa comemoração teve início a muitos séculos atrás com o termo religioso “Páscoa” que vem do latim “Pascae” e também ganha outros significados como na Grécia Antiga com o termo “Paska” e pelos Hebreus com o termo “Pesach” que significa passagem.
 
Para entendermos melhor vamos dividir os principais significados da Páscoa.
 
A Páscoa Judaica

Para os Judeus é sem dúvida a data mais importante, onde comemora a libertação dos Hebreus pelos Faraós por volta de 1250 a.C no Egito. De acordo com a Bíblia no livro de Êxodo, Moisés foi designado por Deus como líder do povo Hebreu que tinha como missão libertar seu povo.

Uma das profecias mais marcantes foi a passagem pelo Mar Vermelho, onde Moisés coloca fim a séculos de escravidão. É de costume nessa data comer o Matzá (Pão sem Fermento) que faz menção a rápida fuga do Egito, onde não tinha tempo de fermentar o Pão.
 

A Páscoa para os Cristões

Com início na Sexta Feira Santa que marca a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, no Domingo é comemorada a ressureição de Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo).

Mas com 40 dias que precedem as comemorações, os cristões fazem penitencias para lembrar todo o sacrifício e sofrimento suportado por Jesus Cristo no deserto e na Cruz, período conhecido como Quaresma.
 


A Páscoa entre as civilizações antigas

Historicamente existem informações que há milhares de anos atrás, povos europeus principalmente os gregos, comemoravam a passagem do inverno para a primavera no mês de março, já que o fim do inverno revelava uma promessa de dias melhores para os povos, trazendo assim condições favoráveis para a produção de alimentos e o aumento das chances de sobrevivência sem o rigoroso frio que castigava a região.
 



Depois de entendermos um pouco do que a Páscoa representa em nossa vida, chega a hora de falarmos do lado mais saboroso dessa data especial, o porquê de se presentear pessoas queridas com Ovos.
 
São várias e interessantes histórias que revelam a origem dos Ovos de Páscoa, vamos começar com uma que tem forte relação com a Quaresma realizada pelos cristões, que por conta do período penitencial, eram acumuladas grandes quantidades de ovos pelas famílias. Desse modo para evitar o desperdício, na Sexta Feira Santa os coroinhas da Igreja passavam de casa em casa arrecadando os ovos que eram transformados em omeletes e saboreados por todo o povoado.
 
Também era um costume antigo presentear pessoas com ovos durante a passagem do inverno e o começo da primavera, assim os ovos eram cozidos e pintados com desenhos que lembravam a prosperidade das plantações, a fertilidade do solo e as colheitas em abundância. Assim todos depositavam esperança nas trocas de ovos feitas entre si.



Alguns historiadores afirmam que o habito de presentear ovos de galinha pintados surgiu no antigo Egito, mais precisamente na Persia entre tribos germânicas. Já outros historiadores acreditam que no século XVIII confeiteiros franceses inovaram a tradição, ao esvaziar os ovos eles recheavam com chocolates e diversas misturas, após um tempo a casca também foi modificada para chocolate e pintadas artificialmente por fora. A partir dessa evolução da gastronomia francesa podemos ver hoje os mais diversos ovos de Páscoa sendo comercializados em todo o Mundo.
 
Agora o mais importante dessa data é não esquecermos o verdadeiro significado “a Páscoa é o símbolo da própria vida, ela surge repentina do seu interior que após a morte vem com a passagem para a ressureição”

Fontes:
Revista Arautos do Evangelho, Abril/2005, n. 40, p. 35
www.arautos.org › Tesouros da Igreja

Ainda não decidiu onde vai passar sua Páscoa, então veja essa opção:



Faça sua reserva agora e aproveite o desconto de 25% até o dia 10 de Março. Aproveite!!!
Tel. (19) 3895-1125  /  99946-9792 Whatsapp
reservas@pousadanovaestancia.com.br



Sem comentários

Quem Somos
Nossa Missão e Visão
Política de Hospedagem
Empreender / Sebrae
ACE - Socorro
Comtur - Socorro
Booking.com
Decolar.com
Hotel Urbano
Cartões
Depósitos
Pag Seguro
Facebook
Instagram
Google +
Traga seu Pet
ABIH - SP
Mais Pousadas.com.br
Nosso Blog
Pousada Nova Estância - Copyright 2016. Todos os direitos reservados.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal